Total de visualizações de página

Translate

Seguidores

quinta-feira, 12 de julho de 2012

São João Gualberto(993-1073)


São João Gualberto
    Foi um monge beneditino conhecido por ter perdoado o matador de seu irmão Nascido em Florença e membro de uma família Visdomini tinha uma vida mundana até a morte do seu irmão Hugo.
São João Gualberto recusou a procura da vingança e teve uma visão na qual Cristo na Cruz , balança a cabeça em reconhecimento e aprovação do seu nobre ato. Ele então foi para o Monastério dos Beneditinos em SanMiniato em Florença e enquanto e orava perante o crucifixo foi envolto em uma graça muito especial e ficou convencido que devia entrar para a ordem. Ele pediu ao Abade para ser admitido mas este recusou com medo a da reação do seus pais. Para demonstrar a sua seriedade ele raspou a sua cabeça e pôs um hábito que havia pedido emprestado. 
A abadessa de Santo Ellero deu a ele alguma terra no Vale de Umbrosa (Vallombrosa) mais ou menos a 30kilometros de Florença, perto de Fiesole e lá, com a ajuda de companheiros, ele construiu uma pequeno e despretensioso monastério de madeira. Os monges seguiam a risca a austera Regra de São Benedito a exceção da expressa provisão que admitia a conversa e que irmãos leigos podiam fazer trabalhos manuais e a livre escolha do monges dos horários de trabalhar, contemplar e orar.
Ele se dedicava aos pobres e a humildade. Ele nunca se tornou um padre e de fato recusou a receber as menores condecorações e homenagens. A Ordem de Vallombrosa inspirou outras comunidades a fundarem hospitais para os pobre e doentes. Eles faziam parte de uma nova ordem com as Regras de São João Gualberto e inspiraram reclamações e choques de jurisdição dos seus rivais. Com isto e outros problemas, São João Gualberto ficou envolvido no movimento de reforma da igreja para o qual ele foi indicado pelo Papa Leão IX.  Era tal o seu zelo pela caridade que varias vezes ele dava parte do suprimento do monastério, especialmente alimentos e óleo para as lamparinas aos pobres que vinham aos seus portões e mandava os monges compensarem com jejum. A área na qual o monastérios eram construídos em geral eram selvagem e barrenta mas ele e os outros monges plantavam plantas variadas e pinheiros, transformando-as em lindos parques.
São João Gualberto ficou tão conhecido pela sua visão, milagres e profecias que o Papa São Leão IX viajou especialmente de Roma a Passignano para falar com ele e assim também o fez o Papa Stephen X.
Ele é mostrado como um velho abade segurando um livro ou com pisando em um herege, ou com um crucifixo que se inclina em sua direção ou ainda como um jovem perdoando a um assassino.
     Foi canonizado em 1193 Pelo Papa Celestino III. Foi indicado como patrono dos guardas florestais, e trabalhadores em parques e engenheiros florestais.

Sua festa é celebrada do dia 12 de julho.

Nenhum comentário: