Total de visualizações de página

Translate

Seguidores

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Santo Antônio Maria Zacaria(1502-1539)

António Maria Zacarias (em italiano, Antonio Maria Zaccaria) (Cremona 1502 - Cremona 5 de julho 1539) foi um médico e padre católico italiano, fundador da Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo, (Barnabitas) e da Congregação das Freiras Angélicas de São Paulo.
Papa Leão XIII o proclamou Santo em 1897.

Biografia

Nascido numa família de comerciantes de Genova, ficou orfão de pai quando era ainda jovem. Mudou-se com a familia em Cremona. Aos 18 anos, renunciou aos seus bens em favor de sua mãe.
Em 1520 viajou para Padova para estudar Filosofia e Medicina. Voltou em 1524 em Cremona, onde fundou a Confraria da Amizade, para reflexão bíblica. Teve como orientador espiritual o frei Batista de Crema, que o ajudou a escolher o caminho do sacerdócio. Foi consagrado padre em 20 de Fevereiro de 1529, sem estar vinculado a nenhuma diocese.
Em 1530 mudou-se para Milão sendo confessor da Condesa Ludovica Torelli. Aí, uniu-se a três companheiros, que fundaram três grupos de vida cristã, que originariam duas congregações religiosas, a dos padres barnabitas e das irmãs angélicas, e, finalmente, um grupo de casais. Este grupo de casais foi a primeira experiência de pastoral familiar da história da Igreja. A Ordem dos Barnabitas foi aprovada em 1533. As duas congregações religiosas foram orientadas à missão e à reforma dos conventos. Participaram decididamente da reforma católica.
Sua espiritualidade é fundamentada na Bíblia e tem como modelo o apóstolo Paulo de Tarso e Cristo Crucificado. Incentivou a prática da Eucaristia, da leitura orante da Bíblia (Lectio Divina) e das Quarenta Horas (adoração do Santíssimo Sacramento por quarenta horas initerruptas).
Em 1539, quis voltar em Cremona, pois a saúde dele era muito fraca, e entendeu que o fim estava perto. Na tarde do 5 de julho à presença da mãe e dos discípulos queridos, faleceu depois de ter recebidos os sacramentos.

Nenhum comentário: